sábado, 12 de junho de 2010

Análise: Argentina 1 x 0 Nigéria


Bem amigos blogueiros ( ops ! essa é do Galvão ), como a missão de comentar o jogo dos hermanos Argentinos contra os nigerianos, sobrou pra mim, logo eu, que não tenho o olhar clínico e crítico de um analista, só me resta analisar o jogo como um mero torcedor de futebol, ou seja, com a singeleza e a inocência técnica daqueles que vão para a arquibancada gritar pelo seu time. Então “vamu” lá !!

Messi parte para o ataque: o camisa 10 teve várias chances de gol, mas esbarrou no goleiro  (Foto: AFP)


Como de praxe, sendo um dos times os nossos queridos irmãos argentinos (argh!!) me preparei para assistir o jogo, daí, peguei a minha camisa da Nigéria, é, isso mesmo, eu tenho a camisa da Nigéria, e me postei perante a TV para torcer bravamente por mais uma equipe Africana. (a primeira foi a África do Sul).

Após a partida, Diego Maradona entrou em campo
e foi abraçar o craque Lionel Messi (Foto: AFP)
O talento argentino buscava o ataque, sempre movimentando a sua grande estrela, Maradona, opa, quer dizer, Lionel Messi ( é que o Maradona apareceu tanto na transmissão que parecia que ele estava jogando), que, justiça seja feita, apesar do monte de gols perdidos, acredito que essa tenha sido a sua melhor apresentação com a camisa argentina.
O problema é que a Argentina não é só o Messi, também, tem o espanta neném, Carlito Tevez, que esteve mal, o carequinha Verón ( esse é craque) que correu muito, mas, foi substituído, Higuaín, quem mais perdeu gols, Mascherano, Diego Milito, e os outros que vocês já sabem bem quem são. O ataque estava forte, mas, o Higuaín, o Messi, e mais um ou outro, perderam um caminhão de gols.

Tudo bem, o importante é que a Argentina ganhou, mas, ficou muito claro que pra ir adiante vai ter que comer muito feijão.

Já a Nigéria, apesar da minha torcida, junto com mais ou menos uns 190 milhões de brasileiros, não aproveitou as chances que teve, e não foram poucas, principalmente pelo lado esquerdo, em cima do Gutiérrez.

Aliás, se a equipe da Nigéria não contasse com o bom goleiro Enyeama, e as suas defesas espetaculares, o placar teria sido, certamente, elástico, muito elástico.

Enyeama parou Messi e foi eleito pela Fifa como
melhor jogador da partida (Foto: AFP)


As equipes Africanas de uma forma, ou de outra sempre surpreendem, quem lembra aí do Nigeriano kanu ou do Camaronês Roger Milá ? Gratas surpresas em campeonatos anteriores, entretanto, até o momento, não tivemos nenhuma surpresa, e ainda, vemos uma certa inocência de muitos jogadores, apesar de alguns deles atuarem em equipes européias.

Para aqueles que gostam de comparações, não custa lembrar que na Copa de 2002, a Argentina estreou contra a Nigéria, vencendo por 1 a 0, entretanto, não passou para a fase seguinte, e mais, o próximo jogo da Argentina é contra a Grécia, e o ultimo jogo do Maradona em Copas foi contra a Grécia.

A Copa aos pouquinhos vai esquentando, e o funil vai começar a ficar mais estreito, é aguardar pra ver.


 

FICHA TÉCNICA
ARGENTINA 1x0 NIGÉRIA
Estádio: Ellis Park, Johannesburgo
Árbitro: Wolfgang Stark (ALE)
Cartões amarelos: Gutiérrez (ARG); Haruna (NIG)
Gol: Heinze (1-0), aos 6'/2ºT)
ARGENTINA: Romero; Gutiérrez, Demichelis, Samuel e Heinze; Mascherano, Verón (Maxi Rodríguez, 28'/2ºT), Di María (Burdisso, 39'/2ºT); Messi, Tévez e Higuaín (Diego Milito, 33'/2ºT)
T: Diego Maradona
NIGÉRIA: Enyeama; Odiah, Yobo, Shittu e Taiwo (Uche, 29'/2ºT); Etuhu, Kaita e Haruna; Obasi (Odemwingie, 15'/2ºT) , Obinna (Martins, 7'/2ºT) e Yakubu
T: Lars Lagerback


Notas dos jogadores
Galeria de fotos
Melhores momentos

Fonte: globoesporte.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário