terça-feira, 15 de junho de 2010

Análise: Holanda 2 x 0 Dinamarca / Japão 1 x 0 Camarões

Duas partidas das três desta segunda-feira foram válidas pelo grupo 4. A primeira do dia foi o encontro entre a Laranja Mecânica com a Dinamáquina. Holanda e Dinamarca. 
Na Holanda, sem ainda contar com Robben, poupado após sofrer uma lesão muscular na coxa no último dia 5, Marwijk mandou a campo o estilo ofensivo característico do país, com um trio de atacantes (Van Persie, Kyut e Van der Vaart). E com Sneijder também chegando na área.

Apesar da postura teoricamente mais defensiva, a Dinamarca não se retraiu nos primeiros minutos, buscando também o ataque. E parando as investidas adversárias com faltas. Foram três infrações nos primeiros quatro minutos.Mais habilidosa, a seleção holandesa também armou boas jogadas de ataque.

No início do segundo tempo, depois de um cruzamento de Van Persie, Simon Poulsen, que joga no futebol holandês (AZ Alkmaar), se apavorou e cabeceou errado, para trás. A bola bateu nas costas de Agger e entrou mansamente no canto direito, tocando na trave antes de ir para a rede. Inicialmente, a Fifa registrou o gol contra para Poulsen, mas no fim da tarde alterou, marcando o tento para Agger. 1 a 0 Holanda.

Lance decisivo do jogo: Simon Poulsen (à direita) cabeceia errado, a bola bate nas costas de Aggen (4) e vai parar dentro do gol da Dinamarca, no primeiro gol da Holanda no Soccer City (Foto: Getty Images)


O gol desarrumou o sistema defensivo dinamarquês. Nem as alterações feitas pelo técnico Morten Olsen foram suficientes para mudar a postura da seleção em campo. Substituição que deu resultado foi a primeira feita pelo treinador holandês: a entrada de Elia no lugar de Van der Vaart. Com muita habilidade, o atacante holandês deu trabalho para os adversários e criou boas chances.

Aos 39' Sneijder fez lindo lançamento para Elia, que tocou na saída do goleiro. A bola, caprichosamente, tocou na trave esquerda e sobrou para Kuyt completar para rede. 2 a 0, e foi só.

Holandeses comemoram o gol de Kuyt (à esquerda), que selou a vitória sobre a Dinamarca (Foto: AFP)

FICHA TÉCNICA
HOLANDA 2 X 0 DINAMARCA
Gols:
Holanda: Agger (46 contra), Kuyt (85)
Estádio: Soccer City (Johannesburgo)
Público: 83.465
Arbitro: S. Lannoy (FRA)
Cartões amarelos:
Holanda: de Jong (44), van Persie (49)
Dinamarca: Kjær (63)
Escalações:
HOLANDA: Maarten Stekelenburg - Gregory van der Wiel, John Heitinga, Joris Mathijsen, Giovanni van Bronckhorst (cap) - Mark van Bommel, Nigel de Jong - Dirk Kuyt, Wesley Sneijder, Rafael van der Vaart (Eljero Elia 67) - Robin van Persie (Ibrahim Afellay 77). DT: Bert van Marwijk.
DINAMARCA: Thomas Soerensen - Lars Jacobsen, Daniel Agger, Simon Kjær, Simon Poulsen - Thomas Enevoldsen (Jesper Grönkjaer 56), Christian Poulsen, Thomas Kahlenberg (Christian Eriksen 73), Martín Jorgensen (cap) - Dennis Rommedahl - Nicklas Bendtner (Mikkel Beckmann 62). DT: Morten Olsen.




Fechando a rodada do grupo 4, Japão e Camarões se enfrentaram no estádio Free State, em Bloemfontein.

Eto'o, resignado, após atuação apagada na derrota de Camarões para o Japão (Foto: Getty Images)


O jogo não foi dos melhores. As defesas foram felizes do que os ataques. Os dois times distribuíram chutões e erraram muitos passes. Apesar das poucas chances de gol e das muitas faltas, a partida foi equilibrada. A seleção de Camarões apostava nos passes e na velocidade para chegar ao gol. Já os japoneses, apesar de seus atacantes serem consideravelmente menores do que os zagueiros camaroneses, apostavam nas bolas cruzadas na áera para serem cabeceadas.

Keisuke Honda comemora o gol do Japão contra Camarões (Foto: AFP)


Confirmando o ditado que diz que "água mole em pedra dura, tanto bate até que fura" , foi justamente com um cruzamento na área que saiu o único gol da partida.Matsui cruzou na segunda trave, Honda dominou livre e chutou no alto: 1 a 0, e foi só. O gol quebrou dois tabus: até então, o Japão nunca havia vencido uma partida de estreia em Copas do Mundo, enquanto a seleção de Camarões nunca havia perdido a primeira partida.


FICHA TÉCNICA
JAPÃO 1 X 0 CAMARÕES
Local: Estádio Free State, em Bloemfontein
Data-Hora: 14/6/2010 - 11h (de Brasília)
Árbitro: Olegario Benquerença (POR)
Assistentes: Bertino Miranda (POR) e José Manuel Silva Cardinal (POR)
Público: 30.620 presentes
Cartões Amarelos: Abe (JAP); N'Koulou (CAM)
Cartões Vermelhos: Não houve.
Gols: Honda 38'/1ºT (1-0)
JAPÃO: Kawashima, Nagatomo, Nakazawa, Tanaka e Komano; Abe, Matsui (Okazaki 23'/2ºT), Honda, Hasebe (Inamoto 42'/2ºT) e Endo; Ukubo (Yano 36'/2ºT) - Técnico: Takeshi Okada.
CAMARÕES: Hamidou, Mbia, Bassong, N'Koulou e Assou-Ekotto; Makoun (Geremi 28'/2ºT), Enoh e Matip (Emana 17'/2ºT); Choupo-Moting (Idrissou 28'/2ºT) e Eto'o; Webo - Técnico: Paul Le Guen.

Nenhum comentário:

Postar um comentário