sexta-feira, 28 de maio de 2010

Jabuti? - Jabulani.


Toda Copa do Mundo o patrocinador de material esportivo da mesma faz um modelo para que seja a bola do mundial. Esse ano esse modelo foi chamado de Jabulani, por sinal feita de um modo muito particular. A bola possui 11 cores, cada um significando um dialeto e uma etnia da África do Sul. E o nome Jabulani significa "trazendo alegria para todos", e é isso que a África quer realmente trazer para o mundo nesse um mês de Copa.

A Jabulani já foi testada em competições como a Copa das Nações Africanas e até no Campeonato Alemão. Como sempre com êxito total.Ela introduziu importantes avanços em termos de tecnologia. Ao passar as mãos pela bola, a primeira coisa que chama a atenção é a textura com a aderência que asseguram um domínio completo, uma trajetória estável no ar e um desempenho perfeito em qualquer condição. Os desenhos com aderência em círculos contornam toda a superfície da bola, possibilitando a aerodinâmica ideal. Ao contrário dos moldes anteriores das bolas de futebol Adidas, constituídas por gomos planos, a Jabulani é formada por oito gomos em 3D unidos termicamente e, pela primeira vez na história, os gomos foram moldados esfericamente para dar à bola um formato perfeitamente cilíndrico, o que garante uma precisão nunca antes alcançada.

Para você amigo leitor que se interessa por curiosidades, aqui abaixo vai o link para você analisar e comparar todas as bolas já usadas em Copas do Mundo e ver que a tecnologia ajudou e muito para a melhora daquilo que chamamos de "O esporte mais famoso do mundo."

http://colunas.globoesporte.com/memoriaec/2010/05/26/conheca-a-evolucao-das-bolas-utilizadas-nas-copas-do-mundo

Um comentário:

  1. Thamires "Thing" Coutinho30 de maio de 2010 às 16:45

    No esporte espetacular desse domingo teve uma reportagem sobre a Jabulani. Os jogadores da seleção comentaram a impressão que tiveram após o primeiro treino com a bola. De atacante a goleiro ocorreram desaprovações. A impressão foi de uma bola instável que atrapalha lançamentos, cabeceadas e chutes. O goleiro Júlio César deixou sua opinião: “Horrível!”.
    Apesar de linda e da mais alta tecnologia, a bola não anda agradando muito os jogadores. Porém não adianta reclamar; a bola já está escolhida. Cabe agora às seleções se adaptarem a ela.

    ResponderExcluir