sexta-feira, 21 de maio de 2010

Dinamarca - "Dinamáquina."



A Dinamarca não apareceu na Copa do Mundo até 1986. Foi quando a equipe treinada por Sepp Piontek fez grande campanha e foi batizada de 'Dinamáquina'. A primeira fase foi vencida com estilo, batendo Escócia, Uruguai e Alemanha, antes de se encontrar com a Espanha nas oitavas de final. A Dinamarca saiu na frente, mas terminou goleada pelos espanhóis por 5 a 1. Em 1998, a Dinamarca chegou às quartas de final, sendo eliminada pelo Brasil por 3 a 2. Os irmãos Laudrup, Brian e Michael, eram as estrelas da equipe. Em 2002, a Dinamarca venceu os campeões da França por 2 a 0 na última rodada de seu grupo antes que a Inglaterra lhe eliminasse. Depois da ausência em 2006, os dinamarqueses estão de volta.

A Dinamarca se classificou com estilo e era favorita desde o início do grupo. Depois de um empate sem gols contra a Hungria na estreia, venceu seus cinco jogos seguintes. A vitória mais importante veio em Portugal, por 3 a 2. O jogo decisivo veio na Suécia, na sexta rodada, quando venceram por 1 a 0, aumentando as chances de classificação. Dois empates sucessivos fizeram com que uma vitória simples contra a Suécia fosse suficiente para garantir a vaga. Jakob Poulsen marcou o gol da vitória aos 34 do segundo tempo.

Tendo um forte e coletivo meio-campo, a "Dinamáquina" faz com que seja duro para os oponentes jogarem pelo meio e chegarem perto da área dinamarquesa. No outro lado do campo, isso significa que a equipe tem boas opções para levar a bola à área oponente. Junto com boas jogadas pela lateral, fazem da Dinamarca um time perigoso. Por outro lado, sua maior fraqueza está na falta de opções no ataque. Essa é parte da razão pela qual a equipe atual joga com apenas um atacante. O jovem Nicklas Bendtner é o titular, mas quando está lesionado- algo frequente- as escolhas não são muitas. Soren Larsen foi utilizado e até marcou gols, mas só atuou em cinco dos dez jogos. Outra opção é Tomasson, mas ele parece trancado nos 51 gols, um abaixo do recorde de 52 da Seleção Dinamarquesa.




fontes:
google.com (imagens)
pt.fifa.com (imagens)

Nenhum comentário:

Postar um comentário