terça-feira, 4 de maio de 2010

África do Sul - Bafana Bafana

Embora a maioria dos torcedores espere que a África do Sul vá longe na Copa do Mundo da FIFA 2010, a seleção anfitriã terá muito trabalho para se classificar no Grupo A, que está repleto de equipes experientes na competição. Os sul-africanos abrirão o torneio contra o México, para depois enfrentarem o bicampeão Uruguai e fecharem a campanha na fase de grupos diante da França, vice-campeã da edição de 2006.



 O caminho será difícil para o selecionado anfitrião, que tem a pior colocação no Ranking Mundial da FIFA entre todos os representantes africanos no torneio. No entanto, com o experiente Carlos Alberto Parreira de volta ao comando, é possível acreditar que a África do Sul conseguirá manter a estatística pela qual a seleção da casa sempre consegue chegar à segunda fase. Apesar dos últimos anos terem sido muito turbulent os pra seleção da casa, a grande campanha na Copa das Confederações a credencia para um bom trabalho na Copa do Mundo.





A África do Sul não possui grandes nomes, mas possui nomes muito interessantes. Entre eles estão Steven Pienaar (foto), que é jogador do Everton da Inglaterra, e Aaron Mokoena que também joga no futebol inglês, mas no Portsmouth. Sem esquecer do veteraníssimo Benny Mc Carthy, também atuante no futebol inglês.
A África do Sul não passou da fase de grupos nas duas únicas vezes em que disputou a Copa do Mundo da FIFA, escrita que o selecionado quer agora deixar para trás. A primeira participação foi na França 1998, seis anos depois de o país ser reaceito pela FIFA. Apesar de uma derrota por 3 a 0 diante da França no primeiro jogo, os sul-africanos se recuperaram e conquistaram resultados honrosos contra Dinamarca e Arábia Saudita, empatando com ambas as seleções. Na Coreia/Japão 2002, a África do Sul teve a oportunidade de se superar, mas foi eliminada ao fim da fase de grupos apesar de derrotar a Eslovênia por 1 a 0 na sua primeira vitória em uma Copa do Mundo da FIFA.
O que se espera da seleção Bafana-Bafana no torneio que acontecerá esse ano é um empenho único, lutando pela honra do continente africano.

2 comentários:

  1. Ahh, parabéns pela iniciativa, meninos! Pelas idéias q o Yule me passou vai ficar muito bom esse blog. E pelos poucos posts postados, percebe-se que já está no caminho certo! Parabéns, sucesso!
    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Pra mim nao passa para a segunda fase.
    Perde para a França, perde para o Uruguay e empata com o Mexico.
    Nem com os bons jogadores "de véri gudi pleier Pienaar" e a "Ovelha negra Boooooooooooooooooooth" a Africa do Sul irá se classificar.

    ResponderExcluir