sábado, 26 de junho de 2010

Os melhores dêem um passo à frente, por favor

Pois é meus amigos. Acabou a primeira fase da Copa do Mundo. Foram 2 semanas, 48 jogos, 101 gols, 16 eliminadas e 16 seleções que continuam na competição. Surpresas, zebras, goleadas, e muitos momentos que já fizeram dessa Copa especial. O show de imagens proporcionado pelo bom trabalho dos operadores de camera dessa Copa compensou um pouco os poucos momentos de show dentro de campo.

 O que falar da alegria e da (aparente)  tranquilidade dos jogadores sul africanos cantando e dançando enquanto se encaminhavam para aquecer no campo antes da partida de estréia da Copa?


E do choro de alguns jogadores ao ouvirem o hino de seus países, como o norte-coreano Jong Tae Se, o francês Evra e o brasileiro Maicon? Foi de dar um nó na garganta.



A primeira rodada foi, no geral, decepcionante para aqueles que aguardavam ansiosos o início da Copa. A pior média de gols de uma primeira fase deixou os torcedores do mundo inteiro preocupados com o que ainda estaria por vir. Felizmente, a história mudou nas outras rodadas, com goleadas e seleções se destacando por bom futebol e favoritismo.
Mas também tiveram as zebras desta Copa. Algumas das seleções tidas como pequenas foram aquelas que ,muitas vezes, proporcionaram aos torcedores o que se espera de uma Copa do Mundo e surpreenderam a todos. Quem esperaria que a badalada e favorita Espanha perdería seu jogo de estréia para a Suíça? Ou, quem pensou que veria a forte Inglaterra apenas empatar com a Argélia? E o que falar do Japão que desbancou a favorita Dinamarca? 

Gelson Fernandes comemora o gol da Suíça: zebra
aparece em Durban (Foto: EFE)

Mas a surpresa nessa primeira fase não ficou só por conta da boa atuação de seleções de menor expressão, não. A fúria Espanhola garantiu sua vaga apenas na última rodada, assim como os ingleses. A França, afundada em crise, foi a África do Sul para "cumprir tabela" e para mostrar ao mundo que não é uma ajeitada de mão que garante o sucesso da seleção.

Evra prometeu revelações, mas apenas pediu desculpas
pelo fracasso da França na Copa do Mundo (Foto: AP)

E a tetracampeã Itália? Favorita? Esqueceram de combinar isso com Paraguai, Eslováquia e Nova Zelândia.

Em 2006, Cannavaro levantou a Taça Fifa. Em 2010, deixou o campo chorando, eliminado (Getty Images)

Os países africanos e europeus não estão tendo muitos sucessos. Essa está sendo a Copa dos países americanos. Dos 8 classificados para a Copa, apenas Honduras foi eliminada, sendo 3 deles líderes de seus grupos. Como é bom ver o Uruguai voltando a ser potência! Paraguai e Chile estão surpreendendo e também fizeram uma ótima primeira fase. EUA? Eles acham que "yes, they can".

Suárez festeja o primeiro gol do Uruguai na vitória contra a Coreia do Sul por 2 a 1 em Porto Elizabeth
(Foto: Getty Images)

Nossos hermanos argentinos merecem destaque. O técnico mais carismático e folclórico desta Copa: Don Diego e seu "chamego" com os jogadores. 



O melhor jogador do Mundo? Vai bem, obrigado. O gol ainda não saiu, mas tá maduro e ele tá doidinho pra fazer o dele. O encontro de duas gerações. Será a história se reescrevendo? Se Maradona é "D10S" (Dios), será o atual camisa 10 da Argentina o MESSIas? Avisem isso aos goleiros...


E a nossa seleção brasileira... Venceu duas, empatou uma. Líder do grupo, mas não ainda não convenceu. Regime de quartel na concentração, e futebol que deixa a desejar? 

(Foto: agência EFE)

Culpa da Jabulani? Uma pequena parte, talvez. Tadinha. Tão mal compreendida. Tantos chutões, tantos lances feios, frangos... Aquela que trás alegria? Será?

Mas houve quem se entendesse e até se desse bem com a Jabulani. Já na primeira rodada a Alemanha mostrou que não tería problemas com a bola. Pareciam até brasileiros! A Argentina e Portugal, na segunda rodada, já haviam se acostumado. E o japonês Honda?! Jabulani? Que nada! Mais futebol brasileiro??? E o futebol brasileiro na seleção brasileira? Cadê?

Honda quer fazer história na Copa (Foto: Reuters)

Cacau vibra ajoelhado após fechar o marcador em Durban (Foto: AFP)


A primeira fase foi repleta de emoções. Apartir deste sábado, a adrenalina fica à flor da pele. Perdeu tá fora. A festa dá, ainda mais, lugar ao nervosismo. O campeão começa a ser definido, esperamos que com belas imagens e bom futebol. Façam suas apostas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário