terça-feira, 25 de maio de 2010

Eslováquia - Produção independente


A Eslováquia fez parte da Tchecoslováquia até 1992. Os jogadores eslovacos sempre atuavam pela seleção thecoslovaca. A equipe tcheca se classificou para oito Copas od Mundo, com dois vice-campeonatos em 1934 e 1962. A última Copa do Mundo da Tchecoslováquia foi em 1990. A equipe progrediu até as quartas de final, quando foi eliminada pelos eventuais campeões, Alemanha, por 1 a 0. Dos 17 jogadores da equipe, oito eram eslovacos.

Os eslovacos não eram os favoritos em seu grupo das Eliminatórias, mas o técnico Vladimir Weiss (foto) trouxe sucesso imediato para a equipe. Seus comandados jogaram com auto-confiança e venceram na estreia contra a Irlanda do Norte, antes de conseguir o importante triunfo contra a Polônia. A chave para sua eventual classificação no Grupo 3 foi a vitória diante da República Tcheca, em Praga. A segunda vitória contra a Irldanda do Norte, em Belfast, foi a performance mais confiante. O jogo seguinte foi em casa contra a Eslovênia e o encontro terminou com uma derrota decepcionante. A recuperação foi rápida com uma vitória sobre os poloneses, assegurando a vaga para a Copa do Mundo.

Todos os membros da equipe atuam em clubes de fora do país, em ligas como da Inglaterra, Alemanha, Holanda e Rússia. O pilar da equipe é a defesa, liderada pelo goleiro Jan Murcha e o zagueiro Martin Skrtel. A Eslováquia também não é tão ruim no ataque, já que teve o melhor ataque de seu grupo nas Eliminatórias. A maior fraqueza do time eslovaco parece ser a quantidade limitada de estrelas com experiência internacional. Se dois ou três jogadores importantes se machucam, Weiss terá muito trabalho para subsittui-los.

Fontes (fotos):
google.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário