segunda-feira, 10 de maio de 2010

Colunista Convidado - Fernando Ribeiro


CONTRA OU A FAVOR ?



Lá estava eu, no dia 03 de junho de 2002, no início da manhã, preparado para assistir ao 1º jogo do Brasil. Era contra a Turquia. Estava só e armado com toda a força do meu pulmão para vaiar a seleção da “família Felipão”, isso mesmo, torcer contra como se quem estivesse jogando fosse um time qualquer e não o “escrete brasileiro”.

Ora, de onde saía tanta raiva e desprezo pela então considerada, como sempre, a favorita para trazer o caneco? Digo-lhes, amigos blogueiros. De uma convocação política e equivocada, donde se ignorou por completo o grito nacional. “Romário !!! Romário !!! Romário !!!”.

Não admitia que “o cara” que carregou nas costas a copa de 1994, e que continuava comendo a bola, ficasse de fora, era uma baita injustiça e demonstrava teimosia e pouca inteligência. Mas, como dizem que todo técnico é teimoso, e acrescento, às vezes burro, “o cara” não foi convocado, e por isso, eu e muita gente por esse Brasilzão afora torceu contra.


Felizmente para uns, e infelizmente para muitos outros, a “família Felipão” trouxe o caneco, então eu e minha torcida contra fomos para o beleléu. Alguns amigos me disseram : Bem feito, se f#%?u !!!.


Agora, 8 anos depois, eu bem mais maduro, acredite, estou com o mesmo dilema. Vou torcer contra ou favor? Bem, tenho que explicar pra ninguém achar que eu sou a perfeita encarnação do “urubulino” , aquele cara que só torce contra. Não, não é verdade.


Bem, aquele cara que chamam de técnico da seleção brasileira, que tem nome de anão, e conhecimento técnico de futebol idem, em momento algum foi unanimidade entre os torcedores e especialistas no assunto, muito pelo contrário, sempre foi execrado pelos 190 milhões de técnicos desse País.

Ora se criticava a convocação, ora a escalação, o mau humor, a arrogância, antipatia, prepotência, e até as camisas que ele tentou divulgar, que tinham a filha como estilista.

Do mau gosto das camisas conseguimos nos livrar, mas, dos Josués, dos Felipes Melos, dos Klebersons, Adrianos, Donis e outros mais, desses não conseguimos.


O fato é que desde 24 de julho de 2006, o cara levou pau puro de todo mundo, e por inúmeras vezes se cogitou a sua saída. Diziam que o Felipão ia voltar, que o Muricy ia assumir, falaram até em Wanderley Luxemburgo, e o cara foi se sustentando aos trancos e barrancos.

Não teve jeito, essa a gente “ vai ter que engolir ” ( essa é do Zagalo ) o cara, quer queira ou não, ganhou tudo que disputou.

Agora a história se repete. O clamor nacional está voltado para “os meninos da Vila” , especificamente, pro Neymar e o Paulo Henrique Ganso, porém, como clamor nacional não comove técnico de futebol, certamente, o cara, que é do contra em tudo,  só porque todo mundo quer, ele não vai convocar nenhum dos dois. A preferência é pelo futebol de resultados e não pelo espetáculo com resultados.

Mas, e aí, vou torcer contra ou a favor? Bem, no próximo dia 11 vou tomar a minha decisão. Se vier com Adrianos, Josués, Felipes Melos, Klebersons e outros mais, não tem jeito, agora, se o bom senso prevalecer e a lista dos “craques” for a que melhor representa o futebol desse País, mesmo tendo dado pau no cara durante 4 anos, vou colocar a minha camisa e torcer loucamente pelo meu País. Avante BRASIL !!!!





 Fernando Luiz Ribeiro é advogado, torce, seja qual for técnico, pelo Fluminense e já assistiu a 10 copas ( pela TV, é claro).

2 comentários:

  1. ESPERO QUE CONTINUE TORCENDO CONTRA, POIS, EM 2002 FOMOS CAMPEÕES E EM 2006 NÃO E VOCÊ TORCEU PELO BRASIL.

    INDEPENDENTE DOS JOGADORES CONVOCADOS SOU BRASILEIRO E BOTAFOGUENSE, NÃO DESISTO NUNCA E TORÇO SEMPRE.

    VLW YULE (MELHOR SERIA YURI, MAS VINDO FERNANDO...), SEU SITE ESTA SHOW.

    ABRAÇOS.

    ResponderExcluir
  2. FERNANDO VOCÊ ACERTOU QUASE TODA A CONVOVCAÇÃO, PARABÉNS, SÓ FALTA VOCÊ DECIDIR SE TORCERÁ CONTRA OU A FAVOR.

    ABRAÇOS.

    ResponderExcluir